terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Campanha sórdida e covarde

Numa campanha eleitoral, os candidatos têm direito e oportunidade de exercer em pé de igualdade o contraditório. Foi o que garantiu a vitória de Dilma Rousseff, em 2014, que até então veio apanhando sem piedade  da grande mídia. Só quando teve a chance  de mostrar, em rede nacional, no horário eleitoral gratuito, o que fez ao longo de quatro anos de seu primeiro mandato foi que assegurou a reeleição.

O que vimos assistindo agora, após as eleições, é de uma covardia extrema. Trata-se de uma campanha sórdida, sub-reptícia, que se faz sobretudo pelo esgoto das redes sociais, e fora de período eleitoral, quando o governo não tem como exercer o contraditório de maneira eficaz. Poderia a presidenta fazer uso dos pronunciamentos oficiais, mas não poderia fazê-los todos os dias. Já as acusações sem fundamento, os boatos, as mentiras, vêm o tempo todo, por todos os lados, por todos os meios, sempre capitaneados pela quadrilha midiática Veja-Globo-Folha-Estadão.

A cada edição jornalística desses veículos de comunicação em que se faz um visível esforço para envolver o Partido dos Trabalhadores nos malfeitos de ex-diretores da Petrobras, imediatamente chovem nas redes sociais mensagens curtas, previamente elaboradas, incitando o ódio aos petistas, aos quais chamam de "ladrões" e outros adjetivos de mais baixo calão, e pedindo a prisão de líderes importantes e o "impeachment" da presidenta.

É um processo bem planejado e articulado de asfixia, de estrangulamento do nosso governo. Por isso, depende da militância o contra-ataque, mais do que do próprio governo. Os militantes têm que ser criativos e perseverantes e encontrar os meios mais eficazes - entre eles, o WatsApp - de alcançar o maior número possível de cidadãos brasileiros. E agir rápido.

É preciso responder alertando as pessoas, em particular os mais humildes, que os que querem o "impeachment" têm propósitos bem definidos: querem tirar dos mais pobres o bolsa-família, a vaga de seu filho na faculdade, o fim do Prouni e de vários outros programas sociais. Querem o desemprego e "alguma inflação", elevando os índices àquele nível a que Armínio Fraga e outros neoliberais chamam de "necessário". Querem resgatar para si os privilégios, o acesso exclusivo aos recursos públicos e privados que os governos Lula e Dilma puseram ao alcance de todos - crédito, consumo, ensino superior e técnico, aeroportos etc.

Querem acabar com as investigações, as punições e as prisões por corrupção e, em especial, por sonegação, que é o que melhor sabem fazer.

É preciso dizer isso ao povo, com textos curtos, sem longas explicações como esta.

Nenhum comentário: