sábado, 21 de fevereiro de 2015

Quem é o Famoso "Coxinha"?

O termo "coxinha" já se tornou jargão da Política. Não tem nada de ofensivo, sequer de desqualificativo. Designa o sujeito pobre ou remediado, em geral da classe média (referência ao "vale-coxinha" pago pelo Estado de São Paulo a seus servidores, particularmente aos que se recusavam a participar de movimentos grevistas), que assimila os valores e repete o comportamento da elite econômica. É uma analogia à assimilação de valores da Casa Grande pelo pessoal da senzala. Só isso.

É,  pois, a pessoa que nada ou pouco tem, em termos econômicos, mas que "se acha", que se sente integrante dessa elite, íntima da Casa Grande - embora jamais passe da cozinha.

Detecta-se o "coxinha" quando se vê alguém repetindo irrefletidamente o discurso da elite econômica contra o partido e o governo que ela, elite, detesta. E aos quais detesta por razões óbvias, sobretudo pela distribuição de renda e dos recursos, públicos e privados, como acesso ao ensino superior, ao crédito e ao consumo, que antes ela, essa mesma elite,  tinha como seus, como seu "privilégio natural", por "meritocracia" ou dom divino. Enfim, contra o partido e o governo que ela, elite econômica, faz de tudo para derrubar.

Nenhum comentário: