quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Guerra civil à brasileira

Vai-se o ano de 2006, marcado sobretudo pelo terrível movimento comandado pelo PCC em São Paulo no mês de maio, mas a guerra civil à brasileira segue nos velhos moldes, com ares de que não há espírito natalino que possa inspirar paz no ano novo.

Bispo é ameaçado de morte no Pará

No Pará, dois anos depois do assassinato da irmã Dorothy Stang, ocorrida a mando de seringueiros, agora é a vez do bispo D. Erwin Krautler, de Altamira (PA) tornar público que está sofrendo ameaças.

O portal Terra traz entrevista com o religioso, que conta que está sendo ameaçado por empresários, políticos e comerciantes da região incomodados com seu trabalho no Norte do País.

Segundo D. Erwin, três seriam as razões das ameaças contra si. "Primeiro, eu não me satisfiz com o inquérito em torno do assassinato da irmã Dorothy. Sempre insisti em uma apuração mais abrangente, que importunaria políticos importantes da região", disse ele ao Jornal do Terra. "Também sou contra a instalação de uma hidrelétrica na cidade, porque as populações ribeirinhas não estão sendo respeitadas. Mas o empresário responsável é intocável e qualquer um que questione a construção é taxado de inimigo do progresso. O discurso dos políticos é de que a hidrelétrica é a salvação da região, mas ela só beneficia uma oligarquia poderosa que visa a lucros imediatos", ressaltou.

A terceira razão, que segundo D. Erwin teria sido o estopim da tensa relação com os empresários e políticos da região, foram as denúncias de abusos sexuais contra menores de idade, envolvendo pessoas da alta sociedade de Altamira. "Muita gente importante está sendo presa", disse.

No Rio, Vermelho x Azul

No Rio de Janeiro, a guerra civil ganha contornos ainda mais trágicos, numa repetição do que ocorreu em São Paulo, em maio deste ano. Desta vez, segundo informa o portal Terra, a autoria dos atentados está sendo reivindicada pelo Comando Vermelho (CV), que teria espalhado cartazes afirmando que a ofensiva é uma resposta da facção criminosa ao Comando Azul - conjunto de milícias formadas por policiais que já dominariam cerca de 80 favelas da cidade.

Nenhum comentário: